As obras de construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) estão previstas para começar em fevereiro deste ano em Varginha (MG). A construção da “PCH Boa Vista II” será feita pela CPFL Renováveis, empresa paulista de energia elétrica, que venceu um leilão feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015. À época, a empresa paulista , que já possui outras nove PCHs em Minas Gerais, adquiriu os direitos de geração de energia a partir das águas do Rio Verde – um contrato de 30 anos de vigência. Na cidade, a instalação dessa usina já gera questionamentos entre grupos de defesa do Rio Verde.

Já o processo de implantação de uma outra PCH entre Varginha e Três Corações (MG) está suspenso pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A assessoria de imprensa do órgão informou ao G1 que a análise sobre a implantação da “PCH Varginha II” foi suspensa devido à ausência de informações técnicas, tais como estudos topográficos, hidrológicos e de estruturas extravasoras. Esse projeto é de responsabilidade de outra empresa.

(Correção: Diferentemente do que foi informado inicialmente pelo G1, a PCH que está com análise suspensa pela Aneel é a “PCH Varginha II” e não a “PCH Boa Vista II”. Ao ser questionada sobre o andamento do processo de liberação da PCH de responsabilidade da CPFL na cidade de Varginha (Boa Vista II), a assessoria de imprensa da agência respondeu à reportagem com informações sobre outro projeto (Varginha II), que não é de responsabilidade da mesma empresa, sem especificar o nome. As informações foram corrigidas no texto às 16h01 desta quarta-feira).

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia